O Município de Leiria tomou conhecimento da emissão de Declaração de Impacte Ambiental (DIA) com decisão favorável condicionada para o projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV), na qual a solução aprovada corresponde genericamente à proposta defendida pelo Município.
No que respeita ao território de Leiria, a decisão recaiu sobre a construção de uma nova estação na zona da freguesia da Barosa e da passagem da linha no limite da mancha urbana da freguesia de Regueira de Pontes, sendo que a única diferença está no último segmento do traçado entre Soure e Carregado, na zona da Bidoeira de Cima.
O próximo passo é a abertura do concurso internacional para a elaboração do projeto de execução, sendo que o Município mantém a defesa na garantia das condições expostas na sua participação na consulta pública:
- O desenvolvimento de medidas de compensação para situações individuais, equipamentos sociais e comunidades abrangidas
- A garantia de acessibilidades viárias e intermodais adequadas à nova estação ferroviária
- A integração do projeto no ordenamento do território, com atenção à mitigação de impactes em áreas urbanas, agrícolas e ambientais
- A coordenação interinstitucional entre entidades nacionais e autarquias locais, de forma a assegurar a execução articulada nas medidas previstas.
A decisão agora conhecida valida o avanço de um projeto ferroviário de escala nacional que atravessa o concelho de Leiria com implicações diretas ao nível da mobilidade regional e nacional, da articulação intermunicipal e da futura localização da Estação da Alta Velocidade na Barosa, em articulação com a Linha do Oeste.
O Município acompanhará de forma atenta a evolução do processo, nomeadamente o traçado a apresentar no projeto de execução, colaborando na definição e implementação das soluções de mobilidade, acessibilidade e ordenamento que garantam a melhor integração da nova infraestrutura ferroviária no território de Leiria.
Fonte/Foto: CM Leiria