O Município de Leiria aprovou, esta segunda-feira, em reunião do Executivo, a abertura de um novo concurso para estabilização e valorização do Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, zona de elevado valor arqueológico e onde foi encontrada a Criança do Lapedo.
Depois de o primeiro procedimento ter ficado deserto, este novo concurso prevê um investimento de 562.058,24 euros (mais IVA) e um prazo de execução estimado em 180 dias, numa obra que tem como grandes objetivos valorizar e proteger o local dos achados arqueológicos e explicar melhor aos visitantes a importância da zona e o que estão a visitar.
Para isso, serão colocados portões e vedações junto à área científica, bem como uma estrutura metálica para estabilização da galeria técnica onde decorrem as escavações arqueológicas.
Está ainda prevista a criação de um percurso interpretativo na margem direita da ribeira da Caranguejeira, o qual dará primazia a soluções de engenharia natural e incluirá pontos de observação e uma zona de estacionamento, num projeto que envolveu a articulação entre diversas entidades.
A obra tem financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Fonte/Foto: CM Leiria