Na terça-feira, dia 6 de maio, o montante de dívida pago, desde 2009, atinge os 100 milhões de euros. Em 2009, o valor em dívida era de 108.043.934,13 euros, sendo hoje de 7.912.418 euros.
Segundo Gonçalo Lopes, “esta data é de enorme simbolismo para o presente e para o futuro de Leiria. Reduzimos o endividamento em mais de 90%. E fizemo-lo sem travar o investimento, sem travar o desenvolvimento”, afirma, destacando ainda o trabalho que tem sido feito na dinamização do Estádio, cuja construção foi a grande responsável pela dívida do Município.
Nos últimos anos, o Estádio acolheu grandes momentos do desporto e da cultura, como a Final Four da Taça da Liga, durante cinco edições, jogos da Seleção Nacional, Taça da Europa de Lançamentos, e concertos com grandes nomes da música. Este mês, Leiria vai receber Andrea Bocelli, sem esquecer o Rockin’1000, que volta para a segunda edição.
Além das contas certas, o Município manteve investimento em áreas fundamentais, como a saúde, com a construção de uma rede de novas unidades de saúde familiar e o Programa Bata Branca que já garantiu cerca de 40 mil consultas a utentes sem médico de família, investimos mais de 19 milhões em três escolas - Centro Escolar dos Marrazes com pavilhão desportivo, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) e da EB 2,3 D. Dinis.
Na segurança, foi instalada uma rede de videovigilância com 61 câmaras e está em curso a criação de uma Polícia Municipal, foi alargada a oferta de estacionamento que tem mais de 4000 lugares gratuitos, estando em construção um novo Terminal Intermodal, tal como um novo espaço cultural na Villa Portela, além de apoio às IPSS na construção de 10 novas creches, e ainda a transferência, todos os anos, mais de 10 milhões de euros para as freguesias do concelho.
Fonte/Foto: CM Leiria