É inaugurada no próximo dia 22 de junho, às 16h00, no BAG - Banco das Artes Galeria a exposição “Um Diálogo entre o Passado e o Presente”, da autoria do conceituado arquiteto Álvaro Siza.
A exposição divide-se em dois grandes núcleos: o do Moinho de Papel, do qual o conceituado arquiteto é o autor, num projeto que ainda hoje o comove pelos inúmeros desafios técnicos com que à data se deparou e, um segundo núcleo, que reúne mais de 40 desenhos, incluindo esculturas.
António Choupina, curador da exposição “Um Diálogo entre o Passado e o Presente” destaca que “a caneta de Álvaro Siza desliza sobre o papel com a leveza de um anjo sobrevoando as nuvens, enquadrando com as mãos uma visão do mundo - esse mesmo mundo com o qual vai dialogando no tempo”.
Com efeito, os esquissos deste singular “arquiteto-artista”, como bem o define António Choupina, são o suporte fundamental da exposição - particularmente os antropomórficos - em que caras e corpos parecem saltar do papel sob a forma de esculturas várias em madeira. A música dos instrumentistas desenhados vai encantando os animais desde bestiário pessoal, onde girafas e touros imaginários coabitam com o gato pardo do amigo Alcino Soutinho.
A exposição “Um Diálogo entre o Passado e o Presente” permanecerá em exibição no Banco das Artes Galeria até ao dia 23 de março de 2025.