"Um olhar itinerante – obras da coleção da Fundação PLMJ", é a nova exposição patente no Banco das Artes Galeria (BAG), em Leiria, entre os dias 17 de outubro de 2025 e 5 de abril de 2026. A mostra reúne 50 obras de artistas consagrados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), integrando diferentes gerações e expressões artísticas.
Patrícia Almeida, Joana Vasconcelos, Ana Vidigal, Miguel Palma, Beatriz Neto e Nú Barreto, entre outros nomes de referência, encontram-se representados nesta exposição, com curadoria de João Silvério, e que resulta de uma parceria entre o Município de Leiria e a Fundação PLMJ, que traz à cidade um recorte significativo da sua vasta coleção de arte contemporânea.
Sob o mote de um "olhar itinerante", a exposição propõe uma viagem visual e conceptual pelos territórios culturais da CPLP, promovendo também uma "itinerância do olhar" entre as novas gerações de criadores contemporâneos. O público é desafiado a construir o seu próprio percurso interpretativo através das obras em exibição.
A Fundação PLMJ, com mais de duas décadas de atividade, é hoje uma das mais prestigiadas entidades colecionadoras de arte contemporânea em Portugal. O seu acervo conta com mais de 1.400 obras de mais de 500 artistas, espelhando um forte compromisso com a promoção da criatividade, da diversidade cultural e da inovação artística no espaço lusófono.
Fonte/Foto: CM Leiria