Natural da Maceira, Leiria, Ana Sofia Costa, de 26 anos, acompanhada por Celina Gameiro, operadora de calha, venceu a atleta australiana Jamieson Leeson, por 6-2, na final que decorreu no passado fim de semana.
Portugal fechou assim as competições individuais com três medalhas, o ouro de Ana Sofia Costa, e a prata de José Abílio Gonçalves juntaram-se ao bronze conseguido por André Ramos, na prova de BC1.
Ana Sofia Costa, que teve como operadora de calha Celina Lourenço, impôs-se na final à australiana Jamiseon Leeson, por 6-2, enquanto José Abílio Gonçalves, apoiado por Paulo Correia, perdeu no jogo decisivo (5-1) com o australiano Daniel Michel, também da Austrália.
O boccia destina-se a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.
Já Yuen Kei Ho, de Hong Kong, que foi derrotada por Ana Sofia Costa na semi final por 4-2, ficou classificada em terceiro lugar.