Terminou, na passada segunda-feira, a obra de requalificação da Rua António da Costa Santos e da Rua da Restauração, em Leiria, uma empreitada que, integrada no Plano de Drenagem Pluvial da Cidade, teve como grande objetivo reduzir os episódios de inundação junto à Fonte das 3 Bicas.
Os trabalhos incluíram uma intervenção na rede de drenagem pluvial, o que irá permitir aumentar a capacidade de escoamento das águas da chuva até ao Rio Lis e contribuir para a redução do volume de água que desce por estas duas vias até à Rua Tenente Valadim.
A rede de águas pluviais ao longo destas ruas apresentava deficiências e não desempenhava adequadamente as suas funções de transporte, o que tornava urgente a sua requalificação.
Como forma de minimizar os custos a longo prazo, foram também intervencionadas as redes de drenagem de águas residuais domésticas e de distribuição de água, bem como o pavimento viário e pedonal de ambas as ruas.
Consciente dos constrangimentos, o Município estabeleceu canais de comunicação e de articulação com residentes e trabalhadores ao longo de toda a obra, para que se mantivessem informados sobre o decorrer dos trabalhos e sobre alterações ao trânsito e ao abastecimento de água.
Esta foi a primeira de sete intervenções no âmbito do Plano de Drenagem Pluvial da Cidade, a executar até 2030, estando já em curso a requalificação da Rua de São Miguel e Rua Emídio Agostinho Marques, que deverá terminar no próximo mês de julho.
A obra seguinte a executar é na Urbanização de São Romão, cujo concurso se encontra em fase de preparação.
Fonte/Foto: CM Leiria