A edição 2024 do Concurso Internacional de Composição de Leiria recebeu um total de doze obras, o que constitui um recorde absoluto de participação desde o seu início.
Promovida pelo Município de Leiria, através da Leiria Cidade Criativa da Música - UNESCO, A iniciativa, tem como objetivo incentivar e divulgar a criação musical contemporânea, bem como fomentar o diálogo entre os músicos leirienses e os compositores emergentes.
Composto por das categorias: Jazz e Música Erudita, o concurso registou a submissão de seis obras em cada uma das tipologias. Após a avaliação por parte do júri do concurso, foram selecionadas as seguintes obras finalistas:
Música Erudita:
• "Continuum Landscape", de Marco Luís Lopes Pereira
• "Linha d'água", de Jeovan da Silva Barbosa Junior
Jazz:
• "TSU", de Manuel Maria Bastos Rola Basto Guerra
• "Aurora", de Estela Alexandre Albino
A Leiria Cidade Criativa da Música agradece a todos os compositores que participaram nesta edição do concurso, reafirma o compromisso de Leiria enquanto cidade de referência na promoção da música contemporânea e da criação artística e felicita os finalistas pelo seu talento e pela qualidade das suas obras.
Sobre a Leiria Cidade Criativa da Música – UNESCO
Leiria foi reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Música em 2019, um título que destaca o dinamismo da cidade na promoção e valorização da música em todas as suas formas.
Desenvolvendo uma programação diversificada, que inclui a promoção de novos compositores e a criação de pontes entre as diferentes vertentes da música, Leiria tem vindo a consolidar o seu papel como um polo de criatividade e inovação cultural.
Fonte/Foto: CM Leiria