A Web Summit 2022 realizou-se em Lisboa, de terça a sexta-feira, com mais de 70.000 participantes e acima de 2.600 startups e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores.
Assim, o maior evento de empreendedorismo e tecnologia na Europa regressou à normalidade, depois de uma edição virtual em 2020 e uma realização mais controlada em 2021.
Este foi palco ideal para as empresas tecnológicas se mostrarem ao mundo e onde muitas portas do universo empresarial se abriram. Que o digam as empresas do distrito que marcaram presença no evento, mais uma vez, como é o caso da Sound Particles (Leiria) e da HLink (Marinha Grande) depois de participações muito positivas em edições anteriores.
Usando um sistema de partículas aplicadas ao som, a Sound Particles disponibiliza um software áudio 3D inovador que já chegou a Hollywood!
O Sound Particles é um software áudio 3D, completamente diferente de outros programas, e que utiliza conceitos de computação gráfica aplicados ao som, permitindo entre outras coisas, simular milhares de sons em simultâneo, sendo utilizado em todos os grandes estúdios de Hollywood, e em filmes como “Carros 3”, “Gru o mal disposto 3”, “Wonder Woman”, “Guardiões da Galaxia 2”, entre muitos outros.
O Sound Particles começou como um projecto pessoal meu (Nuno Fonseca). Há cerca de 10 ou 12 anos, tive a ideia de usar sistemas de partículas, uma técnica muito usada em efeitos visuais, mas aplicada ao som. No entanto, foi só uma ideia, e o tempo foi passando. Em 2012, tinha acabado o meu doutoramento (noutra área), e como ainda ninguém estava a usar sistemas de partículas aplicados ao som, resolvi por as “mãos na massa” e começar a criar o meu software, que foi crescendo.