Promovido pelo Município de Leiria, o Programa Prato Sustentável teve início na quarta-feira, dia 18 de dezembro. Esta iniciativa faz parte da estratégia municipal de promoção de uma alimentação sustentável, visando oferecer, quinzenalmente, às quartas-feiras, uma refeição com menor pegada ambiental em refeitórios de escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
O Programa Prato Sustentável será também alargado a escolas de pré-escolar e 1º ciclo que tenham as suas refeições confecionadas nas escolas que integram o programa.
O objetivo é proporcionar refeições nutricionalmente equilibradas, saborosas e sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental através do uso de alimentos de baixo impacto ecológico, ricos em proteínas vegetais. Estes alimentos têm uma pegada ambiental reduzida, exigindo menos recursos naturais, como água doce e terra arável, além de emitirem menos gases de efeito de estufa.
Todas as refeições do programa são desenvolvidas por uma equipa de nutricionistas especializados, sendo confecionadas pelas mesmas cozinheiras dos refeitórios escolares, que receberam formação específica para a implementação desta iniciativa no dia 22 de novembro.
A alimentação proposta será, assim, adaptada ao gosto e às necessidades dos alunos, mantendo a qualidade nutricional e o sabor.
Entre as opções de refeições que fazem parte do programa estão pratos como Chili, Legumes com Grão à Brás, Rancho, Feijoada de Legumes, Tofu à Gomes de Sá e Empadão de Soja com Legumes.
O Programa Prato Sustentável já foi implementado com sucesso em 2022 nos municípios de Almada e Albufeira, e conta com a experiência de programas semelhantes em diversos municípios de Portugal, como Sintra e Palmela, e em países como a Bélgica e os Estados Unidos da América.
No dia 12 de dezembro, foi realizada uma sessão online de apresentação do programa, onde foram esclarecidas dúvidas e explicados os objetivos da iniciativa aos Encarregados de Educação.
Este programa reflete o compromisso da Câmara Municipal com a promoção de hábitos alimentares saudáveis, o cuidado com o ambiente e a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Fonte/Foto: CM Leiria