Em
Leiria Informação

2023/03/22

Exploração de inertes na Barosa com oposição do Município de Leiria

Freguesias

A Câmara de Leiria garante que está totalmente solidário com a posição dos residentes, dando todo o seu apoio.

O Município de Leiria anunciou este domingo que vai enviar uma exposição à Direção-Geral de Energia e Geologia a manifestar a sua oposição à exploração de inertes na Barosa, em Leiria.

A posição da autarquia vai ao encontro da posição assumida pela população local, que participou na sessão de discussão pública deste sábado, denominada “Pedido de Atribuição dos direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de areias siliciosas e caulinos”.

Assim, a Câmara de Leiria, garante que após ter conhecimento da posição da população sobre o tema, vai enviar uma exposição à Direção-Geral de Energia e Geologia dando conta da sua preocupação e oposição relativamente à prospeção, pesquisa e exploração na Barosa.

Em causa, explica o município, está “a proximidade de aglomerados populacionais, a descaracterização da paisagem, a redução da mancha florestal, a interferência nos fluxos hídricos com potencial abaixamento do nível freático, a diminuição da qualidade do ar devida à existência de poeiras, o aumento do ruído e a degradação das vias de comunicação”.

“O Município entende que não existem condições para a sua concretização, devendo prevalecer o legítimo direito da população à decisão quanto à utilização dos solos e salvaguarda da qualidade ambiental no seu território”, considera ainda a Câmara de Leiria.

A União das Freguesias de Marrazes e Barosa e a Junta de Freguesia de Amor, no concelho de Leiria, lançaram um abaixo-assinado contra a atribuição de concessão para prospeção e pesquisa de inertes na Barosa.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município recolhe informação sobre danos causados pela depressão Kristin
30/01/2026
PSP e Proteção civil de Leiria fazem ponto da situação sobre as consequências do mau tempo
30/01/2026
Autarquia vai restaurar 39 obras de Lino António e Tereza Arriaga entre 1943 e 1945
29/01/2026
Leiria atingida esta madrugada por forte tempestade com impacto significativo em várias freguesias
29/01/2026
IV Festival Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO decorre de 13 a 15 de fevereiro
28/01/2026
Freguesias do concelho de Leiria acolhem arte contemporânea
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Constrangimentos em diversas vias devido ao mau tempo
27/01/2026