Diamantino Gomes Costa, presidente e foi o fundador do Rancho Folclórico da Costa, faleceu na quarta-feira, dia 26 de março, aos 81 anos de idade.
“A Câmara Municipal de Leiria lamenta profundamente o falecimento, dia 26 de março, de Diamantino Gomes Costa, natural da freguesia da Maceira, aos 81 anos.
Diamantino Gomes Costa era presidente e foi o fundador do Rancho Folclórico da Costa. Fazia ainda parte do Grupo Coral Anima Choralis, na Maceira, tendo um percurso marcado por grande dedicação à cultura popular.
Em 2024 recebeu a Medalha do Município de Leiria, Classe Cultura, Cobre, pela valorização do património etnográfico do concelho e como fundador do Rancho Folclórico da Costa.
Neste momento de grande pesar, o Município de Leiria associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.
O Rancho Folclórico da Costa é um fidedigno representante do Folclore e da Etnografia da Alta Estremadura.
Fez a sua estreia em 22 de agosto de 1982, tendo-se legalizado em 19 de Outubro do mesmo ano e feito a sua admissão na Federação do Folclore português em 2 de Janeiro de 1986.
Geograficamente engloba os lugares da Costa e Ribeira, povoações estas que já fizeram parte da Freguesa da Batalha até fins do século XIX.
O seu melodioso cancioneiro, baseado na pastorícia e agricultura, é de “Entre Mar e Serra”, desde os cumes da Serra de Aire às arribas de Moel.
Cantam-se e bailam-se cantigas de arrastação, fandangos estremenhos, reinadios, tacões e bicos, fadinhos, viras e bailaricos.
O seu jeito de bailar é singelo e suave, sem batimentos nem arrebiques, como quem, mesmo divertindo-se, nunca esquece o recato, a dureza do trabalho e as agruras da vida.
Fonte/Foto: CM Leiria | Rancho Folclórico da Costa