No âmbito da celebração da “Festa do Poeta” no próximo dia 25 de janeiro, às 17h00, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, organiza uma tertúlia dedicada ao Poeta Afonso Lopes Vieira.
O evento é realizado no dia em que se assinalam os 79 anos do falecimento deste ilustre poeta (1946), patrono da biblioteca. No dia seguinte, 26 de janeiro, é a data que marca o 147.º aniversário do seu nascimento (1878).
A tertúlia será centrada na antologia “Passeio nas minhas terras e outros textos”, obra editada pela Hora de Ler, que reúne a essência literária do autor e que servirá como ponto de partida para a reflexão sobre a sua vida e obra, com destaque para a sua importância no panorama literário português.
Este evento contará com a participação de quatro convidados - Carlos Fernandes, Cristina Nobre, António da Silva Gordo e Paula Marques - todos com uma ligação profunda à obra de Afonso Lopes Vieira e à cultura literária portuguesa.
Cada um dos participantes trará a sua perspetiva sobre o poeta, contribuindo para um envolvente debate sobre o mesmo.
Com entrada gratuita (sujeita à lotação da sala), esta Tertúlia será uma oportunidade para os amantes da literatura e da cultura portuguesas celebrarem a memória deste importante autor e discutirem a sua obra, que continua a inspirar gerações.
Biografias dos Convidados:
Carlos Fernandes é natural de Cortes (Leiria), engenheiro agrónomo de formação, mas com uma vasta experiência como jornalista, publicista e investigador nas áreas da História e Literatura. Autor de vários livros sobre História Local e gestor da editora Hora de Ler, Carlos Fernandes tem desempenhado um papel significativo na publicação e divulgação de obras literárias em Leiria.
Cristina Nobre é professora coordenadora no Politécnico de Leiria (ESECS), onde leciona Literatura Portuguesa e Literatura para a Infância. Doutorada em Literatura Portuguesa, com uma pesquisa sobre Afonso Lopes Vieira, Cristina tem sido uma das maiores especialistas na obra do poeta, publicando vários livros e artigos sobre o tema.
António da Silva Gordo, natural de Santa Catarina da Serra, tem uma carreira académica notável, tendo lecionado em diversas instituições de ensino superior e participado em projetos internacionais relacionados com a cultura portuguesa. Com um vasto currículo em literatura portuguesa, ele irá partilhar as suas reflexões sobre a importância de Afonso Lopes Vieira na literatura do século XX.
Paula Marques, natural de Angola e residente em Leiria desde 1975, é licenciada em Design de Equipamento e autora de diversos projetos de arquitetura e arte. Além disso, Paula Marques é professora e dedica-se à pintura e escultura, abordando, nesta tertúlia, a relação entre as artes visuais e a obra literária de Afonso Lopes Vieira.
Fonte/Foto: CM Leiria
Foto: Toponímia de Lisboa