Em
Leiria Informação

2023/05/24

Filme português criado com inteligência artificial compete em festival europeu

Concelho

O filme "January", do leiriense Bruno Carnide, é a única obra portuguesa selecionada para a competição do +RAIN Film Fest, festival de cinema com recurso a inteligência artificial, a acontecer em junho em Espanha, anunciou o realizador.

"January", ou "Janeiro", foi realizado no primeiro dia de 2023 exclusivamente com recurso a ferramentas de inteligência artificial.

De acordo com comunicado do realizador, o filme português é um dos dez que competem no +RAIN Film Fest, iniciativa da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, Espanha, que decorre a partir de 14 de junho. Entre os finalistas, uma dezena de curtas-metragens com duração entre um e 20 minutos, há produções da Bélgica, Malásia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos da América, Argentina e Espanha.

Os filmes selecionados concorrem a três prémios e serão exibidos durante o Sónar+D 2023, encontro internacional de cultura digital e tecnologias criativas do festival Sónar, nos dias 15 e 16 de junho, e na exposição "Inteligência Artificial", organizada pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, em outubro.

O +RAIN é parceiro da Runway, que organizou em fevereiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, o AI Film Festival, festival de cinema com recurso em inteligência artificial.

Em abril, na apresentação do festival, o diretor do +RAIN, Jordi Balló, realçou a "grande relevância" do evento espanhol, por ser "o primeiro desta natureza realizado na Europa".

"Somos protagonistas de uma nova aventura intelectual e criativa para iniciar um caminho pouco explorado até agora: o de descobrir o que significa fazer filmes com inteligência artificial, e devemos estar abertos aos formatos que serão criados a partir de agora", afirmou então, citado no mesmo comunicado.

Em "January", o trabalho do realizador português "foi apenas necessário para dar 'prompts'" sobre uma ideia original e "juntar as peças" geradas por sete ferramentas de inteligência artificial que desenharam, modelaram e animaram imagens, escreveram o texto, gravaram e editaram vozes, criaram a música e assumiram a edição.

Entre as ferramentas de inteligência artificial utilizadas estão o Dall-E, 3D Photo Depht Map, Depthy, ChatGPT, FakeYou ou Soundraw, "das quais algumas já se tornaram obsoletas e desapareceram em poucos meses".

Entretanto, no dia 22 de maio, Bruno Carnide anunciou o lançamento de um novo filme, "May", ou "Maio", disponível no Youtube.

Para esta nova produção, "um processo bem mais ambicioso", foram utilizadas 16 ferramentas de inteligência artificial.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marisa Liz junta-se a Tim nos convidados especiais do ROCKIN´1000 em Leiria
24/04/2025
Traficante detido para cumprir prisão efetiva após revogação da liberdade condicional
24/04/2025
Gabriel e Gilberto Colaço expõem no Banco das Artes Galeria
23/04/2025
Município reúne-se nas Freguesias de Monte Redondo e Carreira
23/04/2025
Ecocentro Móvel de Leiria encontra-se na Freguesia de Milagres
22/04/2025
UD Leiria enfrenta o Paços de Ferreira no feriado do 25 de abril
22/04/2025
Resultados do Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13
21/04/2025
Município de Leiria emite nota de pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco
21/04/2025