O secretário de Estado da Economia, João Neves recordou João Vasconcelos como “um amigo de longa data” e alguém com “uma enorme capacidade de trabalho ao longo da sua vida”.
“Pretendemos que o projeto Leiria Economia se afirme cada vez mais como um motor económico do concelho”, referiu Gonçalo Lopes a propósito de um espaço que passa a acolher as Divisões da Economia, Comércio e Atividades Económicas e do Turismo e Grandes Eventos do Município de Leiria, o Gabinete de Inserção Profissional, uma área administrativa da CUF, o Espaço Empresa, a Startup Leiria e, em breve, o Programa Brightstart que a Deloitte está a desenvolver com o Politécnico de Leiria.
“É fundamental, nesta conjuntura económica especialmente desafiante, apoiar o empreendedorismo numa fase mais crítica dos projetos, em especial entre os jovens, e este espaço inscreve-se precisamente nesse objetivo”, disse o presidente da Câmara Municipal.
O edil destacou, um conjunto de projetos que o Município tem em curso no sentido de aumentar a atratividade do concelho, nomeadamente, o Leiria Innovation Hub, para atração de empresas de base tecnológica para o topo norte do Estádio de Leiria, o Parque Empresarial de Monte Redondo, um espaço co-work no antigo edifício da EDP, o Logistic Hub, e ainda a aposta na criação de um cluster ligado às energias renováveis em Leiria, com forte envolvimento do setor privado, nas áreas do hidrogénio e da utilização dos efluentes agropecuários como matéria-prima para a produção de biometano.
Na cerimónia, o secretário de Estado da economia, João Neves, destacou o trabalho que o Município de Leiria tem desenvolvido na área económica, em especial na criação de condições para que o investimento e empresarial e a dinâmica estrutural de transformação da economia constitua uma marca distintiva do que acontece no concelho.
A cerimónia ficou ainda marcada com uma homenagem a João Vasconcelos, um leiriense que foi grande impulsionador da aposta no empreendedorismo jovem no país.
“A enorme intuição que o João [Vasconcelos] tinha para aquilo que era a novidade e como as coisas novas podiam ser úteis para o crescimento da nossa economia e para o desenvolvimento social do nosso país eram absolutamente notáveis. Ele tinha uma enorme capacidade de ver o que vinha aí como fator que nós devíamos aproveitar o mais rapidamente possível para estarmos na crista da onda”, destacou João Neves.
Este espaço – Leiria Economia – acolhe as Divisões da Economia, Comércio e Atividades Económicas e o Turismo e Grandes Eventos do Município de Leiria, tal como o GIP – Gabinete de Inserção Profissional e uma área administrativa da CUF.
A partir de agora, acolhe o Espaço Empresa, a Startup Leiria e o Programa Brightstart que a Deloitte está a desenvolver com o Politécnico de Leiria.