Em
Leiria Informação

2023/02/15

Idosos em freguesia de Ansião: projeto “Nós e (A)Vós” combate isolamento

Freguesias

O projeto “Nós e (A)Vós”, agora numa segunda fase, quer continuar a combater o isolamento dos idosos de Avelar, concelho de Ansião, e melhorar o comportamento dos jovens, disse uma responsável da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó.

“Os nossos objetivos iniciais eram, precisamente, o combate ao isolamento social dos idosos, mas, por outro lado, também, a melhoria do comportamento dos jovens (…) quando percebessem, na troca e na partilha de conhecimentos, como é que eram os tempos de antigamente”, declarou a diretora pedagógica para a educação de adultos da escola, Edite Ferreira, explicando que os propósitos se mantêm.

Segundo Edite Ferreira, a iniciativa intergeracional começou em 2019, visando o entrosamento entre os jovens da escola e “os jovens seniores da freguesia de Avelar”, na “troca de experiências, de vivências”.

Então, o projeto, de 72 mil euros e que tem aquela escola do distrito de Leiria como entidade promotora, foi financiado em 70% no âmbito do Portugal Inovação Social. A restante verba foi assegurada pelos investidores sociais, neste caso a empresa Leca e a Junta de Freguesia de Avelar.

“Terminou em 31 de dezembro de 2022 como projeto financiado. No entanto, como nós achámos a pertinência tão grande, tão relevante do projeto, em especial para os seniores, houve aqui um esforço por parte das três entidades para mantermos (…) com financiamento privado”, adiantou.

Na quinta-feira, é assinado o acordo de parceria entre a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, a Junta de Freguesia de Avelar e a Leca Portugal, para dar continuidade ao projeto, que reiniciou em janeiro e continua até ao final do ano, num investimento de cerca de 20 mil euros.

De acordo com Edite Ferreira, na primeira fase participaram 37 idosos e 105 alunos.

Edite Ferreira esclareceu que “Nós e (A)Vós” inclui “atividades diferenciadas e diferenciadoras”, potenciadoras da “autonomia e da melhoria da qualidade de vida” dos idosos, como ações de literacia digital, atividades ligadas ao ambiente e à saúde, ‘workshops’, trabalhos manuais ou jogos. Foi também criado um grupo de cantares que tem dinamizado sessões junto de instituições.

Entre as iniciativas implementadas está, igualmente, a ação “capacitar para a aprendizagem”, em que se pretende que os idosos relembrem “aquilo que aprenderam na escola há muitos, muitos anos”, e que alguns possam, no final deste ano, “completar um determinado nível de escolaridade”.

A diretora pedagógica destacou ainda que alunos da escola vão também a casa de idosos que já não conseguem sair da habitação e com os quais passam algum tempo, numa ação denominada “Neto por algumas horas”.

“Conversam com eles, falam um bocadinho sobre a vida do dia a dia, mas também aquilo que era a vida de antigamente e aquilo que realmente é a vida atual”, afirmou, salientando que esta “perspetiva sempre intergeracional” é a “alma do projeto”.

“Procura, por um lado, essa troca de saberes intergeracional, mas, por outro lado, também nunca nos podemos esquecer deste objetivo que é tirar as pessoas das suas casas, do isolamento social em que se encontram”, declarou, assinalando que muitas delas “têm alguma autonomia”, mas as famílias estão longe, e esta é uma “possibilidade de se juntarem”.

“Nós e (A)Vós” decorre às terças, quartas e quintas-feiras, na antiga escola primária do Fetal, freguesia de Avelar, mas, por exemplo, as sessões de literacia digital decorrem nas instalações da escola profissional, com sede em Avelar.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Biblioteca Municipal recebe o médico Vasco Prazeres para o lançamento do seu novo livro
28/03/2025
Contratos-Programa PRO LEIRIA 2025 outorgados no valor de 1,3 milhões de euros
28/03/2025
Faleceu Diamantino Gomes Costa
27/03/2025
Homem detido por abuso e pornografia sexual de dois menores
27/03/2025
Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco com “Multiculturalidade” em palco
26/03/2025
Está a decorrer consulta pública do Plano de Ação de Gestão de Ruído
26/03/2025
A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS
25/03/2025
Autarquia formaliza adesão à Rede Portuguesa de Arquivos
25/03/2025