O escritor e jornalista Joaquim Santos vai apresentar o seu novo livro, Leiria na Censura, no dia 30 de novembro, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Leiria.
A obra aborda a ação da Censura em Leiria durante o regime do Estado Novo, com foco na imprensa local, nomeadamente nos jornais O Mensageiro, A Voz do Domingo e Região de Leiria.
O livro revela a estreita articulação entre os órgãos da Censura em Lisboa e os delegados locais, incluindo a Polícia e outras entidades públicas de Leiria. Inclui um conjunto de documentos e fotos inéditas sobre o pós-25 de Abril de 1974, destacando momentos como a manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas na Praça Rodrigues Lobo, a resistência em Monte Real, e o impacto da Revolução dos Cravos em Leiria.
Além disso, o livro apresenta entrevistas com figuras-chave dos acontecimentos de Abril, como Tomás Oliveira Dias, António Zúquete e Edgar Carvalho, e uma seção de fotos sobre a visita de Sá Carneiro a Leiria em 1980, nos novos tempos da liberdade.
Esta apresentação será uma oportunidade única para conhecer a história da Censura em Leiria e as transformações que marcaram a cidade nas décadas de 1970 e 1980.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
O Autor
Joaquim Manuel Alves dos Santos é jornalista, escritor e investigador, com uma carreira marcada pela experiência em diversos meios de comunicação, incluindo rádio, imprensa escrita e projetos de sondagens. Com uma formação académica em Jornalismo e Comunicação, é também autor de várias publicações participando ativamente na vida cultural e social de Leiria. Atualmente, é proprietário e diretor do jornal Notícias de Colmeias.
Fonte: CM Leiria
Foto: CM Leiria/Vera Videira Amaral