Na tarde de quarta-feira, 19 de março, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a cerimónia de assinatura dos Contratos Interadministrativos de delegação de competências entre o Município de Leiria e as Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho, relativos a investimentos para 2025.
A cerimónia foi presidida por Gonçalo Lopes, presidente do Município, com a presença dos presidentes das freguesias, membros do Executivo Municipal e técnicos responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento dos processos abrangidos por estes contratos.
Para o ano de 2025, está definida uma verba global de 11.342.036,97 euros, sendo que 7.294.509,96 euros se destinam aos Contratos Interadministrativos e 4.047.527,01 euros ao Regulamento de Atribuição de Apoios.
Em 2024, no âmbito das obras realizadas pelo Município nas freguesias, foi definida uma verba de 16.431.825,33 euros, destinada a despesas nas áreas de Saúde, Educação, Drenagens e Pavimentações.
Relativamente aos Contratos Interadministrativos, foi atribuído um montante de 6.497.076,87 euros, para a realização de diversos trabalhos, incluindo a conservação e manutenção das vias municipais, Proteção Civil e Gestão Integrada de Fogos Rurais, gestão e manutenção de parques de resíduos, manutenção de pavilhões desportivos, alimentação escolar para o pré-escolar e o 1.º ciclo, atividades de animação e apoio à família, bem como o Programa Viver Freguesias, e a manutenção da rede de cuidados de saúde primários, entre outros.
No âmbito da descentralização de competências, em áreas como Espaços Verdes, Vias e Espaços Públicos, Mobiliário Urbano, Feiras e Mercados, e Reparações nos Edifícios Escolares, foi atribuída a verba de 1.753.904,71 euros.
No que diz respeito ao Regulamento de Atribuição de Apoios para o desenvolvimento de atividades culturais, de lazer ou para a beneficiação de instalações e espaços, foi destinada uma verba de 3.204.831,74 euros.
Gonçalo Lopes, presidente do Município, destacou o excelente trabalho desenvolvido pelas Freguesias e Uniões de Freguesias, realçando que "o trabalho colaborativo é o melhor caminho para o desenvolvimento do Concelho como um todo".
O autarca expressou a sua satisfação com os resultados alcançados até agora e sublinhou que, apesar do trabalho já feito, "há ainda muito a ser feito, mas é preferível termos esse trabalho garantindo, assim, o futuro das nossas crianças e jovens".
Fonte/Foto: CM Leiria