A leiriense, considerada a "melhor atleta portuguesa de sempre no lançamento do martelo", participa na 15.ª edição desta prova a internacional, onde competem 16 atletas portugueses, entre seniores e sub-23, de peso, disco, martelo e dardo.
Foi a primeira leiriense a chegar aos Jogos Olímpicos, onde esteve presente em três edições, em Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Com uma carreira repleta de êxitos, marcou também presença em cinco Campeonatos do Mundo e três Europeus, tendo batido por 13 vezes o recorde de Portugal de lançamento do martelo e conquistado 21 títulos nacionais.
O início do percurso desportivo da atleta de 42 anos não começou no lançamento do martelo, mas sim nas corridas. Foi, aliás, quando tinha 14 anos e era atleta da Juventude Vidigalense que Paulo Reis - o seu treinador de sempre - a descobriu numa prova de corta-mato.
Esteve presente em três edições dos Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos de Mundo e três Europeus, tendo batido por 13 vezes o recorde de Portugal de lançamento do martelo e foi campeã de Portugal por 21 ocasiões. "Ajudou ainda o desenvolvimento do sector de lançamentos em Portugal", sublinha a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) na sua página.
"Para lá de uma extraordinária carreira, a Vânia Silva é um exemplo pelo caminho que fez. Um caminho que, para muitos, era impossível. Por exemplo, de chegar aos Jogos Olímpicos, foi a primeira cidadã do nosso concelho a fazê-lo", afirmou o vereador do Desporto de Leiria, Carlos Palheira, também na cerimónia de homenagem à atleta.