Património Vivo, é um tema com o qual se pretende explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração, adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam.
Em Leiria, com um programa alargado, as atividades das Jornadas Europeias do Património, abrangem cinema, teatro, dança, jogos, visitas guiadas, oficinas pedagógicas, entre outras atividades destinadas a todos os públicos, e distribuem-se entre o Agromuseu Municipal Dona Julinha, o BAG - Banco das Artes Galeria, o Castelo de Leiria, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, o m|i|mo - museu da imagem em movimento, o Moinho do Papel, o Museu de Leiria, o sítio Arqueológico Abrigo da Buraca da Moira (Boa Vista), o Museu Escolar de Marrazes e a Casa-Museu Centro Cultural João Soares.
A participação nas atividades é gratuita, estando algumas sujeitas a inscrição prévia. Para inscrições e informações, deverão ser contactados os espaços.
As Jornadas Europeias do Património são uma oportunidade para celebrar o diverso património cultural das cidades e regiões da Europa. A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, através do envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.