As comemorações do 25 de Abril em Leiria vão contar, na sessão solene, como orador convidado o deputado à Assembleia da República, Alberto Costa, anunciou a Câmara de Leiria.
Alberto Costa nasceu em Alcobaça, mas fez os estudos primários e secundários em Leiria. Ligado ao Partido Socialista, em 1995 foi nomeado ministro da Administração Interna no XIII Governo Constitucional, chefiado pelo primeiro-ministro socialista António Guterres.
Em novembro de 1997, abandonou o governo e passou a administrador da empresa petrolífera Petrogal. Em 2005, regressou aos cargos governativos, ao tomar posse como ministro da Justiça do XVII Governo Constitucional, liderado por José Sócrates.
A participação de Alberto Costa está marcada para as 11h00, no dia 25 de abril, no Teatro Miguel Franco, contando com as intervenções dos líderes de bancada dos partidos com assento na Assembleia Municipal, culminando com a atuação do coro infantil da Academia Coral Mezzo, que apresenta “Temas de Liberdade”.
Uma hora antes, tem lugar a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A celebrar 50 anos de atividade criativa, Sérgio Godinho sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, às 17h30.
Entre as diversas iniciativas, no dia 24 de abril, às 21 horas, no Teatro Miguel Franco, há “Uma Conversa Entre Nós”, que coloca frente a frente – Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, numa conversa moderada pelo cronista e escritor Luís Osório.
Outras celebrações do 25 de Abril:
Igreja da Pena – Castelo de Leiria
11:00 – Poesia “Quando a Primavera Chegar” – 10 poemas de autores ucranianos, por Luís Lucas e Manuel Wiborg (Artistas Unidos)
11:00 e 18:00 – Teatro “Com que Linhas se descose a Guerra”, por A Bolha – Teatro com Marionetas
Igreja de São Pedro
14:30 – Teatro “Diário de quem ficou”, com Cátia Ribeiro, Ana Padrão e Paulo Kellerman