A atuação de Surma, no próximo dia 30 de janeiro, no Brasil, integra este percurso de afirmação internacional, que valoriza a criatividade e a qualidade da música produzida em Leiria.
A Câmara Municipal de Leiria afirma a internacionalização dos seus músicos como estratégia cultural continuada, que visa reforçar a criatividade, o valor e a qualidade artística da música produzida em Leiria, no quadro do reconhecimento como Cidade Criativa da Música UNESCO.
A atuação de Surma no Brasil, no próximo dia 30 de janeiro, insere-se nesta estratégia. A participação da artista de Leiria, no Festival Delírio Tropical, no âmbito da Mostra Portugal Contemporâneo, evidencia a capacidade dos músicos leirienses quanto à afirmação em contextos internacionais exigentes, levando consigo a diversidade e a vitalidade da criação musical contemporânea desenvolvida em Leiria.
Este percurso de projeção internacional é potenciado por projetos estruturantes como o Leiri@Paris, promovido em 2025 pela Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, tendo registado grande sucesso e cumprindo amplamente os seus objetivos. O projeto criou uma plataforma regular de visibilidade internacional para músicos de Leiria, através de concertos e momentos de diálogo com o público francês, contribuindo para a afirmação e notoriedade dos jovens músicos envolvidos no projeto.
Anabela Graça, Vereadora da Educação e da Cultura do Município de Leiria, sublinha que “a estratégia de internacionalização da música e dos músicos de Leiria terá continuidade em 2026, com o objetivo de reforçar o posicionamento de Leiria como um território criativo, inovador e com reconhecimento internacional”.
Fonte/Foto: CM Leiria