O Município de Leiria prestou, esta quinta-feira, dia 3 de abril, homenagem a Luís Vaz de Camões, uma das maiores figuras da cultura e identidade nacional, com o evento “Um Dia Para Camões”, organizado pelo Município de Leiria, através da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em parceria com o Comissariado para as Comemorações do V Centenário.
O programa, que envolveu mais de 750 participantes, teve início de manhã, no Teatro Miguel Franco, com a atividade "Camões entre histórias, versos e melodias", protagonizada pelos artistas Alice Senhorinho e Hugo Sampaio.
O evento seguiu com a peça teatral “A Viagem de Camões”, apresentada pela associação Era Uma Voz, e terminou com a interpretação do poema “Verdes são os Campos” pelos alunos da EB 2,3 José Saraiva.
A Biblioteca Municipal foi palco de diversas atividades que destacaram a obra de Camões e a sua importância para a cultura portuguesa, sendo que à tarde, o público teve a oportunidade de assistir novamente à peça “A Viagem de Camões” e, entre as 18h00 e as 19h00, participar no momento “Dizer e Sentir Luís de Camões”, promovido pela Associação Sísifus – Coletivo de Expressão.
Durante o dia, a escritora Ana Cristina Luz esteve presente em várias escolas do 1.º ciclo, dinamizando sessões sobre o seu livro “Quem sou eu?”, sensibilizando as crianças para a importância de Camões na história da língua portuguesa.
“Celebrar Camões em Leiria foi muito mais do que evocar o maior nome da literatura portuguesa. Foi dar-lhe vida através das vozes, dos gestos e da criatividade dos nossos jovens, bem como da entrega das instituições educativas e culturais do concelho”, afirmou a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, que expressou um agradecimento especial ao Comissário-Geral das Comemorações do V Centenário, José Augusto Bernardes, bem como aos professores, alunos, artistas e agentes educativos pela sua participação e empenho, além de toda a equipa da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira pela dedicação e coordenação exemplar deste programa cultural.
Este “Dia Para Camões” marcou o início de uma série de encontros entre os clássicos da nossa literatura e as novas gerações, um convite à reflexão sobre a arte, a memória e o futuro.
Fonte/Foto: CM Leiria