A 7.ª edição da Exposição Nacional de Olaria realiza-se entre os dias 9 e 11 de junho, no Jardim Luís de Camões, em Leiria.
Subordinada ao tema “A Roda das Mãos”, e com a curadoria do colecionador Alexandre Correia, a edição deste ano promete ser um pouco diferente das anteriores, com a participação especial de artistas de renome nacional, alguns de Leiria, mais concretamente da Bajouca, localidade que há muito ganhou destaque no panorama nacional da olaria.
A lista de artesãos conta com cerca de 30 nomes, nomeadamente António Ramalho, de Barcelos, conhecido pelo seu trabalho de figurado de barro, Ricardo Fonseca, de Estremoz, produtor de boneco de Estremoz reconhecido pela UNESCO, como património imaterial da humanidade, ou Sérgio Amaral, de Mangualde, que se dedica especialmente ao figurado e aos seus “matarrachos”.
Além da exposição de peças, que pode ser visitada durante os três dias, o evento conta, igualmente, com a realização de uma residência artística e com diversos concertos.
A Exposição Nacional de Olaria é organizada pela ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, e pela Associação O Barro na Mão do Oleiro.
Com o apoio do Município de Leiria, da Leiria Cidade Criativa da Música e da Associação Portuguesa de Vilas e Cidades de Cerâmica, o evento tem como principal objetivo promover esta arte popular, tão importante para a valorização da cultura nacional, e fomentar a partilha de experiências, não só entre os participantes, mas também com o público.