A cidade de Leiria subiu 326 lugares no índice global de ecossistemas de startups, posicionando-se na 639.º posição a nível mundial, numa avaliação de ecossistemas de startups em 1.000 cidades de 100 países em todo o mundo.
Leiria encontra-se na quinta posição entre as cidades portuguesas no “Global Startup Ecosystem Index 2023”, subindo dois degraus em relação ao ano passado (965).
A nível nacional, estão contempladas, por esta ordem, apenas as cidades de Lisboa (62), Porto (147), Braga (424), Coimbra (557), Leiria (639) e Aveiro (739), tendo Portugal menos uma cidade entre as mil cidades do índex.
Esta subida no índice resulta do trabalho e mérito das empresas e agentes que impulsionam o ecossistema de inovação em Leiria, nomeadamente a Startup Leiria.
“Recebemos com grande entusiasmo a notícia sobre o desempenho de Leiria no 2023 Global Startup Ecosystem Index”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacando a subida de Leiria que tinha figurado pela primeira vez neste índice em 2022.
“Estamos extremamente orgulhosos pelo trabalho de todos os agentes que constroem o nosso ecossistema de inovação. Esta notícia é uma injeção de energia e entusiasmo extra para continuarmos a trabalhar na afirmação de Leiria como um território cada vez mais atrativo para o nascimento e desenvolvimento de start-ups”, acrescentou.
O Startup Ecosystem Index Report estabelece um ranking dos melhores ecossistemas através da análise de milhares de dados em start-ups.