O ciclo de concertos Leiri@Paris – Projeto de Internacionalização de Músicos da Cidade de Leiria chega ao seu último momento no próximo dia 18 de novembro, com a atuação do guitarrista leiriense Pedro Santos, no auditório da Casa de Portugal “André de Gouveia”, na Cidade Internacional Universitária de Paris.
Pedro Santos, natural de Leiria, é um jovem guitarrista cuja trajetória revela uma combinação notável de rigor técnico e maturidade artística. Formado no Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, prossegue atualmente os seus estudos na conceituada Universidade de Música Franz Liszt, em Weimar (Alemanha).
Ao longo da sua carreira, Pedro Santos tem sido distinguido com diversos prémios de relevo, entre os quais se destacam o 1.º prémio na categoria “Jovem Promessa” no Festival Internacional de Guitarra de Petrer (Espanha), em 2018, os prémios de “melhor interpretação de música portuguesa” no Concurso de Música do Montijo, em 2021 e 2022, e o 2.º prémio no Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Lagoa, em 2023. Foi ainda vencedor do Concurso Nacional de Guitarra de Ourém e galardoado com uma Menção Honrosa no Prémio Jovens Músicos da Antena 2.
O projeto Leiri@Paris, promovido pela Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, tem como principal missão dar visibilidade internacional aos músicos oriundos de Leiria, através da realização de concertos e diálogos com o público francês na Casa de Portugal “André de Gouveia”, sob direção artística do pianista leiriense João Costa Ferreira. Para além desta vertente musical, o projeto assume também a promoção do património material e imaterial do Concelho de Leiria, enquanto território cultural de referência.
Anabela Graça, Vereadora da Educação e Cultura do Município de Leiria, sublinha que o projeto “Leiri@Paris concretiza uma das dimensões prioritárias do Município e da Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, ao promover a internacionalização do talento criativo dos leirienses e valorizar o concelho além-fronteiras.”
A iniciativa Leiri@Paris integra a programação da Rede das Cidades Criativas UNESCO da Região Centro, com o apoio do Centro 2030.
Fonte/Foto: CM Leiria