São oriundas dos 18 distritos de Portugal Continental, mas também representam atletas internacionais de renome.
Na apresentação do evento, que aconteceu esta quarta-feira no Jardim Luís de Camões, em Leiria, o responsável pela Native Warriors, parceira do Município de Leiria na organização, não escondeu a satisfação pelo desenrolar do processo.
“No ano passado foram perto de 900 inscritos e este ano já passámos os 1.100, sem contar com a caminhada e a prova das crianças. Naturalmente, deixa-nos muito orgulhosos”, sublinhou Nélson Correia.
A prova, agora certificada pela World Athletics e a integrar o calendário internacional, promete ser disputada num ritmo muito forte.
“Estão confirmados os campeões nacionais portugueses, mas também espanhóis, franceses e marroquinos de qualidade que podem bater o recorde da prova”, confirmou o organizador, ciente que os cinco mil euros de prémios que serão distribuídos, mas também o percurso, “o mais rápido e com o menor desnível possível”, ajudaram a atrair bons atletas.
Já Carlos Palheira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria, agradeceu ao movimento associativo que “dá muito corpo e uma marca de qualidade” à Meia Maratona de Leiria, mas também à organização “muito dedicada” e a fazer um “trabalho notável.
“Sabemos de que fibra são feitos, sabemos do vosso empenho e do talento que têm. Os números comprovam-no”, sublinhou.
Exortou ainda a população de Leiria a inscrever-se na prova ou, não podendo, que vão para a rua apoiar os participantes.
“Queremos uma cidade em festa para acolher uma prova importante”, disse Carlos Palheira, que quer a Meia Maratona mais competitiva e com visão internacional, mas também mais lúdica.
Além dos 21,1 km, haverá uma prova de 10 km, uma caminhada de 5 km e a corrida para as crianças.
A prova, que conta com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, do Clube de Atletismo da Barreira, do Clube de Orientação do Centro, do Núcleo de Espeleologia de Leiria e da Juventude Vidigalense, terá partida às 9h40, no Largo 5 de Outubro, e apurará os campeões distritais da distância.
O percurso, quase exclusivamente plano, faz-se sempre próximo do rio Lis, o que permitirá a obtenção de grandes marcas e muitos recordes pessoais: começa em Leiria, vai à Estação, regressa a Leiria, passa nas Cortes e termina em Leiria.