Em
Leiria Informação

2026/04/14

Ministra da Saúde destaca resposta exemplar dos profissionais da ULS da Região de Leiria

Concelho

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) recebeu, no passado dia 8 de março, a visita da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, num conjunto de iniciativas que evidenciaram o reforço da capacidade assistencial, a valorização dos profissionais e a promoção da reflexão estratégica sobre o futuro do sistema de saúde.

A visita teve início com uma reunião de trabalho entre a Ministra, o Conselho de Administração da ULSRL, representantes da Direção Executiva do SNS, autarcas e representantes das Comunidades Intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio Tejo, bem como com a direção do Serviço de Cardiologia e com a Professora Fátima Franco. Este momento permitiu abordar desafios estruturais e alinhar estratégias para o desenvolvimento da resposta assistencial na região.

Um dos pontos altos da visita foi a inauguração da nova sala de Pacing e Eletrofisiologia do Hospital de Leiria, integrada no projeto de modernização do parque tecnológico financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Este investimento global de 7,468 milhões de euros inclui também a aquisição de um sistema de cirurgia robótica, uma ressonância magnética de 3 Tesla e um angiógrafo digital de teto.

A nova valência permitirá melhorar significativamente o diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas, aumentar a realização de procedimentos minimamente invasivos e reduzir a necessidade de transferência de doentes, contribuindo para a diminuição dos tempos de espera e para uma maior proximidade dos cuidados.

Durante a visita, houve ainda lugar a um momento de reconhecimento institucional particularmente simbólico. A Ministra da Saúde dirigiu um agradecimento formal aos profissionais da ULSRL, entregue ao Presidente do Conselho de Administração, destacando a resposta exemplar dada durante as recentes intempéries que afetaram a região, nomeadamente na sequência da Tempestade Kristin. Este gesto sublinhou a dedicação, resiliência e sentido de missão demonstrados pelas equipas em contexto de elevada exigência.

Para assinalar a ocasião, o Conselho de Administração ofereceu à Ministra uma obra do artista plástico leiriense Artur Franco, simbolizando a identidade cultural e o talento da região.

 

Fonte/Foto: ULS Região de Leiria

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Praia do Pedrógão acolhe a 27.ª edição do Festival da Sardinha
12/06/2026
Estádio Municipal transforma-se no grande encontro para acompanhar o Mundial 2026
12/06/2026
Árbitro da A.F. Leiria convocado para a final do Campeonato de Portugal
11/06/2026
Concelho de Leiria sob aviso amarelo de 11 a 13 de junho
11/06/2026
Após a tempestade Kristin pequenos deputados dão voz ao futuro de Leiria
9/06/2026
Dia 10 de junho apoie a Seleção Nacional na Praça da Gastronomia
9/06/2026
Autarquia de Leiria distinguida como Município Amigo da Juventude
8/06/2026
Radares de Velocidade | Leiria | junho 2026
8/06/2026