Amassar o Pão -Conversas sobre gastronomia da região de Leiria é o novo projeto do Moinho do Papel, desenvolvido em parceria com o É de Leiria e a Bardec - Barreira - Associação Recreio Desporto e Cultura.
Trata-se de uma oficina de fabrico de pão caseiro, cozido em forno de lenha, seguida de uma conversa sobre gastronomia, que pretende realçar a importância que o Moinho do Papel teve ao longo de séculos como moinho de cereal, e dar a conhecer a técnica ancestral de preparar a massa do pão, mas também o forno a lenha, para a cozedura do pão nas suas mais diversas formulações.
Assim, os participantes nesta oficina vão poder aprender como se acende o forno a lenha, e se reconhece quando é que este está preparado para receber a massa do pão. Vão ainda ficar a conhecer algumas receitas de pão e como é que se executam.
Enquanto o pão coze no forno a lenha, serão dinamizadas ao longo de sete meses dez conversas de conteúdo diverso, amplamente enriquecido por distintos oradores, onde o pão será o mote, abordado na sua dimensão universal, que extravasa em larga medida a função alimentar e nutricional.
A partir do território de Leiria e de Portugal, numa abordagem económica, histórica, gastronómica, literária, religiosa, sociológica e também política, o pão, será o alimento condutor para enriquecer cada fornada de conversas.
A oficina subordinada ao tema “Pão Nosso”, será sobre pão caseiro cozido em forno de lenha, e estaremos à conversa com o ilustre convidado José Marques da Cruz, historiador e gastrónomo, com a moderação do chef Rui Lopes – É de Leiria.
Do pão de massinha (massa mãe), aos pães doces e folares, dos pães da borda do mar à broa de milho amarelo, até 25 de outubro, todos os caminhos do pão e da gastronomia regional vão dar ao Moinho do Papel.
A participação nas oficinas, com um limite de 20 inscrições, a partir dos 8 anos de idade, é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Não perca a oportunidade de fazer parte deste projeto único e aprender mais sobre a rica tradição gastronómica da região de Leiria.
Fonte/Foto: CM Leiria