Em
Leiria Informação

2023/04/12

Monte Real junta-se à corrida pelo novo aeroporto

Freguesias

A Comissão Técnica Independente responsável pelo estudo da localização para o novo aeroporto incluiu Monte Real na lista de possíveis locais, com base na proposta apresentada pelo município de Leiria

Monte Real está na corrida pelo novo aeroporto. A Comissão Técnica Independente (CTI), responsável pelo estudo da localização do futuro aeroporto da região de Lisboa, acrescentou o nome de Monte Real na lista de possibilidades, noticiou hoje o jornal “Público”.

A inclusão de Monte Real resulta de uma proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, à CTI, referiu a presidente da comissão, Rosário Partidário, ao “Público”. O documento foi enviado pela autarquia no início de 2023. 

“A inclusão de Monte Real neste estudo resulta das diligências que efetuámos junto da Comissão Independente, após a inclusão de Leiria no traçado da Alta Velocidade Ferroviária, por entendermos que a Base de Monte Real passa a reunir condições para ser encarada numa dupla perspetiva: por um lado, como opção de localização do futuro aeroporto, ou, por outro, como base de dimensão regional, especialmente vocacionada para assegurar serviço aeroportuário à região Centro, atualmente a única região do País sem aeroporto, registando uma crescente procura internacional”, salienta o presidente do município na sua página de Facebook.

Para Gonçalo Lopes, “nos dias de hoje as distâncias não devem ser medidas em quilómetros, mas em minutos, e como tal, Leiria vai ficar a apenas a 40 minutos de Lisboa e 50 do Porto, o que reforça a nossa posição que está ancorada na defesa do superior interesse nacional”.

“Acredito que a localização do aeroporto a Norte do Tejo é a que melhor serve o País, por aqui se localizar a esmagadora maioria dos futuros utilizadores e também por estar a norte a força da economia portuguesa”, reforça o edil.

Foi em novembro do ano passado que iniciou o trabalho da comissão independente, que contou com uma lista-base de possíveis locais fornecida pelo Governo e que incluíam: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Campo de Tiro de Alcochete; Portela + Santarém; e Santarém.

Entretanto, às cinco opções iniciais juntaram-se mais quatro. Alverca, Beja e Monte Real, partindo de propostas externas enviadas à CTI, e uma outra, que combina Alcochete e Portela, elaborada pela própria comissão.

A lista final de possíveis localizações será divulgada pela CTI no dia 27 de abril, não estando descartada a hipótese de serem considerados mais locais, além dos nove que já estão em cima da mesa.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
IV Festival Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO decorre de 13 a 15 de fevereiro
28/01/2026
Freguesias do concelho de Leiria acolhem arte contemporânea
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
Constrangimentos em diversas vias devido ao mau tempo
27/01/2026
Adjudicada obra de estabilização e valorização do Abrigo do Lagar Velho
27/01/2026
Encerrados acessos ao areal da Praia de Pedrógão
26/01/2026
Atletas dos Clubes Filiados da AFL na Seleção Nacional "A" Feminina de Futebol de Praia
26/01/2026
Reincidente detido por roubo de extrema violência a idosa
23/01/2026