Para já, a alteração mais visível é a nomeação do novo diretor-executivo (CEO). Trata-se de Sérgio Fonseca, que exercia até agora o cargo de assessor da administração da Panidor
O grupo multinacional francês Le Duff adquiriu a empresa de Leiria Panicongelados, que detém a marca de produtos de padaria e pastelaria ultracongelada Panidor.
A Panidor, que ostenta o título de “maior padaria de Portugal”, que conta com mais de 3.600 empresas clientes e que fechou o ano passado com vendas globais de 45 milhões de euros, o que representou um crescimento de 28,5% em relação ao primeiro ano da pandemia.
A produtora de padaria e pastelaria ultracongelada, que exporta 30% da produção, atribui esta subida da faturação à entrada em novos mercados na Europa, na Ásia e na América do Sul, apontando agora ao aumento das vendas e do número de clientes nos países em que já está presente.
A Panidor emprega atualmente um total de 245 funcionários e, numa nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, diz que ambiciona fazer esta equipa crescer em 30% ao longo deste ano. Com mais de 300 referências de pão e de pastelaria, produz mais de 700 mil de pastéis de nata por dia, que também estão a fazer sucesso nos EUA.
Uma consequência da pandemia foi a alteração dos hábitos de compra de pão e de pastelaria por parte dos portugueses, com o produto congelado a ganhar quota de mercado.
A empresa, fundada por um padeiro, que garante investir um milhão de euros por ano em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e ter criado mais de 170 novos produtos em 2021, estima já “marcar presença” em 200 mil lares portugueses.
“O ano de 2021 foi uma prova de enorme resiliência para a Panidor, que mostrou ser altamente inovadora nos produtos que apresenta ao mercado nacional e internacional. (…) No mercado doméstico, reforçámos ainda o posicionamento do ultracongelado ser o novo fresco, com os produtos de padaria e pastelaria a serem vendidos diretamente aos consumidores ainda ultracongelados, podendo ser terminados em casa”, refere a administradora, Marta Casimiro.
A marca Panidor, que “só era conhecida por se verem os camiões a passar nas autoestradas”, como descreveu Catarina Castro, diretora de marketing e comunicação, passou a ter maior presença junto do consumidor final, marcando território em eventos como a Web Summit ou a Expo 2020 no Dubai, por decisão da administração da Panicongelados, empresa familiar constituída em 1994.