Em
Leiria Informação

2022/11/09

Multinacional francesa Le Duff adquiriu a Panidor

Concelho

Para já, a alteração mais visível é a nomeação do novo diretor-executivo (CEO). Trata-se de Sérgio Fonseca, que exercia até agora o cargo de assessor da administração da Panidor

O grupo multinacional francês Le Duff adquiriu a empresa de Leiria Panicongelados, que detém a marca de produtos de padaria e pastelaria ultracongelada Panidor.

Sediada em Leiria, a Panidor emprega 245 pessoas e exporta 30% da produção, que inclui mais de 700 mil de pastéis de nata por dia. Pão congelado ganhou quota de mercado com a pandemia.

A Panidor, que ostenta o título de “maior padaria de Portugal”, que conta com mais de 3.600 empresas clientes e que fechou o ano passado com vendas globais de 45 milhões de euros, o que representou um crescimento de 28,5% em relação ao primeiro ano da pandemia.

A produtora de padaria e pastelaria ultracongelada, que exporta 30% da produção, atribui esta subida da faturação à entrada em novos mercados na Europa, na Ásia e na América do Sul, apontando agora ao aumento das vendas e do número de clientes nos países em que já está presente.

A Panidor emprega atualmente um total de 245 funcionários e, numa nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, diz que ambiciona fazer esta equipa crescer em 30% ao longo deste ano. Com mais de 300 referências de pão e de pastelaria, produz mais de 700 mil de pastéis de nata por dia, que também estão a fazer sucesso nos EUA.

Uma consequência da pandemia foi a alteração dos hábitos de compra de pão e de pastelaria por parte dos portugueses, com o produto congelado a ganhar quota de mercado.

A empresa, fundada por um padeiro, que garante investir um milhão de euros por ano em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e ter criado mais de 170 novos produtos em 2021, estima já “marcar presença” em 200 mil lares portugueses.

“O ano de 2021 foi uma prova de enorme resiliência para a Panidor, que mostrou ser altamente inovadora nos produtos que apresenta ao mercado nacional e internacional. (…) No mercado doméstico, reforçámos ainda o posicionamento do ultracongelado ser o novo fresco, com os produtos de padaria e pastelaria a serem vendidos diretamente aos consumidores ainda ultracongelados, podendo ser terminados em casa”, refere a administradora, Marta Casimiro.

Após 26 anos a comercializar produtos a empresas da grande distribuição, supermercados, restaurantes, cafés, hotéis, e companhias aéreas, a firma de panificação e pastelaria viu surgir com a pandemia a hipótese de disponibilizar os artigos diretamente aos particulares, criando novos canais para chegar à mesa dos portugueses. Desde logo uma loja online para produtos congelados acondicionados em embalagens adaptadas ao consumo de uma família, com uma percentagem das receitas do e-commerce a reverter para os clientes B2B, que se tornaram ponto de recolha, para minimizar as perdas na faturação.

A marca Panidor, que “só era conhecida por se verem os camiões a passar nas autoestradas”, como descreveu Catarina Castro, diretora de marketing e comunicação, passou a ter maior presença junto do consumidor final, marcando território em eventos como a Web Summit ou a Expo 2020 no Dubai, por decisão da administração da Panicongelados, empresa familiar constituída em 1994.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Marisa Liz junta-se a Tim nos convidados especiais do ROCKIN´1000 em Leiria
24/04/2025
Traficante detido para cumprir prisão efetiva após revogação da liberdade condicional
24/04/2025
Gabriel e Gilberto Colaço expõem no Banco das Artes Galeria
23/04/2025
Município reúne-se nas Freguesias de Monte Redondo e Carreira
23/04/2025
Ecocentro Móvel de Leiria encontra-se na Freguesia de Milagres
22/04/2025
UD Leiria enfrenta o Paços de Ferreira no feriado do 25 de abril
22/04/2025
Resultados do Torneio Interassociações de Futsal Masculino Sub-13
21/04/2025
Município de Leiria emite nota de pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco
21/04/2025