ADESBA – Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, Academia Cultural e Social da Maceira e Centro Social Paroquial Paulo VI foram as entidades contempladas com este apoio, sendo os seus projetos também comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Na sessão de assinatura dos contratos-programa, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou o importante papel desempenhado pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social na resposta às necessidades sociais mais prementes, considerando que a construção de creches constitui uma prioridade no concelho, nomeadamente para dar resposta à elevada procura que Leiria regista de população que aqui pretende residir e trabalhar.
A cerimónia contou ainda com as presenças da vereadora da Ação Social, Ana Valentim, do diretor da Segurança Social de Leiria, João Paulo Pedrosa, e de representantes das Instituições apoiadas.
Refira-se que a construção de creches responde a necessidades de prioridade elevada diagnosticadas e identificadas nos instrumentos de planeamento do Plano Local de Ação Social de Leiria.
O projeto modelo das creches foi desenvolvido pelo Município e disponibilizado a título gratuito a estas Instituições.