Das 150 biclis atribuídas no lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas em abril de 2024, ficaram 25 disponíveis para ceder a novos utilizadores, cuja candidatura tem agora um novo formato, que permite acelerar o processo de análise.
De 1 a 5 de maio, os interessados poderão inscrever-se através dos Serviços Online do site do Município de Leiria, um novo sistema que traz mais celeridade à etapa de análise e de validação da candidatura, para atribuição de uma das 25 biclis cujos utilizadores manifestaram não pretenderem renovar a cedência da bicicleta.
Lançadas em abril de 2024, as biclis já percorreram 81.871,88 quilómetros, numa média de 546 quilómetros por utilizador, o que já permitiu evitar a emissão de 20.468 toneladas de dióxido de carbono, e foram principalmente os homens (91) e as pessoas entre os 46 e os 60 anos (73) que mais aderiram a este modo de mobilidade suave, sendo a estação Fonte Quente a mais utilizada.
Atualmente, está a decorrer uma candidatura para reforçar a frota com 44 veículos e com a instalação de duas estações nos parques de estacionamento na Avenida Papa Francisco e junto à rotunda D. Dinis.
A biclis surgiu com o objetivo de criar alternativas às deslocações dentro da cidade, procurando incentivar os leirienses a adotarem modos de mobilidade mais suaves no seu quotidiano.
Fonte/Foto: CM Leiria