A Assembleia da República aprovou, na passada semana, as alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, permitindo desta forma que os Politécnicos possam conferir o grau de doutor e adotar a designação em língua inglesa de “Polytechnic University”.
A proposta foi aprovada com os votos favoráveis de todas as bancadas e apenas seis votos contra: cinco deputados do PS e um deputado do PSD.
Assim, a partir do próximo ano letivo 2023/2024, e no que respeita às alterações propostas ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), é estabelecido que “as instituições de ensino politécnico conferem os graus de licenciado, mestre e doutor, nos termos da lei”.
Numa nota enviada às redações, o Politécnico de Leiria faz saber que se congratula com estas alterações.
A propósito, adianda ainda o Politécnico de Leiria, que já «se encontra a preparar novos programas doutorais, dentro das áreas em que possui uma experiência científica e académica relevante, nomeadamente no âmbito das unidades de investigação que já foram reconhecidas com a avaliação de “Muito Bom” e “Excelente” pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT)».
Recorda ainda a instituição de ensino superior que, em associação com universidades portuguesas, já ministra dois doutoramentos: nas áreas de Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes e e em Criação Artística.