Em
Leiria Informação

2023/02/22

Regulamento do Centro Histórico de Leiria leva deputados a abandonar AM

Concelho

Os deputados com assento na Assembleia Municipal de Leiria do PSD, CDS, PCP e Bloco de Esquerda abandonaram na sexta-feira o auditório do Teatro Miguel Franco no momento da votação do projeto da primeira alteração ao Regulamento Municipal do Centro Histórico de Leiria, em protesto contra a rejeição de um requerimento a solicitar o adiamento do ponto ou a criação de uma comissão que analisasse o documento.


O insólito momento aconteceu na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, que na sua ordem de trabalhos tinha para apreciação, discussão e votação a primeira alteração ao regulamento do Centro Histórico de Leiria.


Antes mesmo da apresentação das alterações, o presidente da Assembleia Municipal de Leiria leu um requerimento do PSD, CDS, IL, PCP, BE e Chega, no qual os deputados pediam que fosse criada uma comissão para analisar o regulamento ou, em alternativa, que o ponto fosse retirado da ordem de trabalhos e a sua apreciação e votação adiadas, alegando terem recebido o documento quatro dias antes da realização da Assembleia Municipal. Sugestões rejeitadas pela maioria socialista, que levaram ao protesto de vários deputados municipais, abandonando a sala no momento da votação.


Antes, cada partido tomou da palavra para explicar o seu sentido de voto ou a razão pela qual não iriam votar.


“Não estou preparado para debater o assunto. Não irei exercer o meu direito de voto. Não estarei presente na sala”, alegou Dário Seguro, deputado do CDS-PP, alegando ter sido perdida “a oportunidade de dar um sinal de democracia” na Assembleia Municipal ao rejeitar a criação de uma comissão ou o adiamento do ponto.


O deputado do PSD, Carlos Poço, considerou tratar-se de “um momento de grande tristeza”, sobretudo depois de ter ouvido o presidente da Câmara de Leiria mostrar-se disponível para clarificar as alterações ao regulamento. “Tal é a urgência deste assunto que deram aos deputados quatro dias para analisar o texto final que está a ser discutido e vai ser aprovado pela tal maioria. Este regulamento é do PS”, afirmou.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município avança com obras de drenagem na Rua Emídio Agostinho Marques
4/07/2025
GNR de Leiria em Intercâmbio Internacional CEPOL Exchange
3/07/2025
Alta Velocidade confirma traçado em Leiria com Declaração de Impacte Ambiental
3/07/2025
Residência artística que celebra D. Dinis será palco do Ciclo de Música Medieval de Leiria
2/07/2025
Radares da PSP | Leiria | julho 2025
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques com serviços de atendimento complementar
1/07/2025
Parque do Avião juntou centenas de pessoas no evento Leiria Saúde
1/07/2025