Treinador leiriense viveu noite trágica em estádio na Indonésia
Desporto
João Paulo Moreira, que se encontrava no Estádio Kanjuruhan, na cidade de Malang, refugiou-se quatro horas no balneário e viu pessoas morrer nesse mesmo balneário onde se encontrava.
O mundo acordou no domingo com notícias trágicas de que pelo menos 174 pessoas foram mortas, numa correria desenfreada numa partida de futebol na Indonésia.
Vários desentendimentos entre adeptos dos dois clubes de futebol rivais foram vividos dentro do Estádio Kanjuruhan, na cidade de Malang, na província de Java Oriental, depois que o jogo da Premier League da Indonésia terminou com Persebaya Surabaya a vencer o Arema Malang por 3 a 2.
A violência aconteceu logo após o fim do jogo na noite de sábado, o que obrigou a polícia de choque a disparar gás lacrimogéneo, o que causou pânico entre os adeptos, disse o chefe de polícia de Java Oriental, Nico Afinta.
Adeptos do Arema FC e do rival Persebaya Surabaya, dois dos maiores clubes de futebol da Indonésia, entraram em confronto nas arquibancadas depois que o clube da casa Arema FC foi derrotado por 3 a 2 num jogo na cidade de Malang, em Java Oriental, informou a polícia.
Dois policiais também estavam entre os mortos, a confusão ocorreu quando os adeptosd fugiram para um portão de saída.
Mais de 300 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades indonésias, temendo que o número de mortos pudesse aumentar.
Mais tarde, no domingo, o governador da província de Java Oriental, onde o incidente ocorreu, disse que o número de mortos era de 131.
O presidente indonésio Joko Widodo, também conhecido como Jokowi, ordenou no domingo que todos os jogos da liga fossem suspensos até que a investigação fosse concluída.
“Pedi especificamente ao chefe de polícia para investigar e chegar ao fundo deste assunto”, disse Jokowi numa entrevista a uma estação televisiva da Indonésia.
Localizado no leste de Java, o Estádio Kanjuruhan é usado principalmente para partidas de futebol – com capacidade estimada de 38.000 espectadores.
Mas, de acordo com funcionários do ministério, 42.000 bilhetes foram emitidos para o jogo de sábado.
Partilhar nas redes sociais