Foi esta quinta-feira, dia 23 de maio, que parte de Leiria rumou a Águeda para a etapa inaugural da 31.ª edição da Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV. Reservada a atletas da categoria sub-23, será dividida em quatro etapas e decorrerá até ao próximo domingo, num total de 554,3 quilómetros percorridos.
A concentração tem início às 10h30, no complexo municipal de Piscinas, e o percurso da partida simbólica desta 1.ª etapa da prova arranca às 12h, percorrendo a Av. Bernardo Pimenta, Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, Largo 5 de Outubro, Rotunda do Sinaleiro, Rua Machado dos Santos, Largo da República (cruzamento), Rua dos Mártires e Av. Papa Francisco.
Na apresentação da competição de ciclismo, que decorreu na tarde desta terça-feira no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, o diretor da prova, Joaquim Gomes, enfatizou a importância do “índice de dificuldade” de uma corrida com este cariz, onde se pretende que os “protagonistas” sejam os mais bem preparados.
Exemplo disso é a edição de 1999, ganha por Oscar Pereiro que, sete anos mais tarde, viria a conquistar o Tour de France, mas a lista de vencedores conta também com nomes ilustres do ciclismo português, como o próprio Joaquim Gomes, curiosamente vencedor da edição inaugural, mas também José Azevedo e Rúben Guerreiro. Em 2021 triunfou o leiriense André Domingues.
Para o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a vontade de receber a prova no território assenta nas “características peculiares” que tem, designadamente a “aposta na juventude”, que merece sempre “atenção especial” em todas as áreas. É, também, uma oportunidade “de associar Leiria à vanguarda e ao talento futuro”.
Organizada pela Podium Events, a Volta a Portugal do Futuro de 2024 decorrerá integralmente na região Centro e contará com a participação de 18 equipas, sendo cinco espanholas e 13 portuguesas, sete delas profissionais.